Dois influenciadores foram baleados e outros dois ficaram feridos na tarde de domingo (9) no bairro de Cosme de Farias, em Salvador, após a gravação de um vídeo para as redes sociais. O caso ocorreu quando os jovens guardavam réplicas de armas de fogo e foram surpreendidos por uma equipe da Polícia Militar.
Segundo Rodrigo Batista, diretor do perfil Fatos de Favela, que produz conteúdo sobre a realidade das comunidades, os policiais efetuaram disparos ao se depararem com os atores segurando as armas, que no momento não identificaram como de brinquedo e por isso atiraram em direção aos rapazes. Assustados, os jovens tentaram fugir, o que resultou nos ferimentos. Um dos influenciadores foi baleado no rosto, enquanto outro foi atingido nas nádegas. Os dois feridos de forma leve já se recuperam em casa.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Rodrigo Batista explicou que a situação foi um mal-entendido. Segundo ele, um dos atores conseguiu escapar e explicar aos agentes que se tratava de uma filmagem. “Os policiais estavam apenas cumprindo seu dever. Ninguém tem culpa, foi um desacerto nosso”, disse.
A Polícia Militar da Bahia informou que cerca de 10 indivíduos foram avistados com armas na via e que os disparos ocorreram devido à tentativa de abordagem. Um dos jovens foi detido e, com ele, os agentes encontraram duas réplicas de pistola. Ao todo, 25 réplicas de armas de fogo, incluindo submetralhadoras e fuzis, foram apreendidas. As réplicas estavam sem a sinalização obrigatória de cor laranja, o que contribuiu para a confusão.
O caso levanta debates sobre o uso de réplicas de armas em locais públicos e a necessidade de comunicação prévia com as autoridades para evitar situações de risco.