
A Polícia Civil da Bahia conclui com sucesso a Operação Reciclagem nesta quarta-feira (19), após desarticular um grupo criminoso atuante no tráfico de drogas e homicídios em Salvador e em cidades do interior do estado. As investigações duraram dois anos e a ação contou com a integração entre as forças de segurança, como o Ministério Público e o Poder Judiciário. Durante a operação, 22 pessoas foram presas, e 34 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, resultando na apreensão de nove armas de fogo, drogas, granadas e diversos materiais.
A operação, que contou com a participação de cerca de 350 policiais civis e militares, foi realizada nos bairros de Vale dos Lagos, Vila Canária, Pau da Lima e Castelo Branco, em Salvador, e nas cidades de Alagoinhas e Presidente Tancredo Neves. A ação também envolveu operações no sistema prisional, com a execução de mandados para sete detentos.
No decorrer da operação, cinco suspeitos entraram em confronto com a polícia. Eles foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos, incluindo o líder do grupo e quatro de seus gerentes. Entre os itens apreendidos, destacam-se pistolas, revólveres, uma submetralhadora, espingardas, granadas, drogas como maconha, crack e cocaína, além de dinheiro, aparelhos eletrônicos e materiais relacionados ao tráfico, como balanças e cadernetas. As diligências continuam para localizar os alvos remanescentes.