VÍDEO: Novos corpos são encontrados após megaoperação no Rio de Janeiro

Por Redação 29/10/2025, às 09h33 - Atualizado às 09h49

O Rio de Janeiro não para de viver momentos de tensão após a Operação Contenção, que deixou pelo menos 64 mortos, entre eles quatro policiais, segundo balanço divulgado na tarde de terça-feira (28). Durante a madrugada desta quarta (29), moradores do Complexo da Penha, na Zona Norte, relataram a presença de mais de 50 corpos que foram deixados na Praça São Lucas, na Estrada José Rucas — uma das principais vias da região ao longo da madrugada.

Os corpos, segundo testemunhas, foram retirados de uma área de mata conhecida como Vacaria, na Serra da Misericórdia, onde se concentraram os confrontos entre traficantes e forças de segurança.

A Polícia Civil confirmou que o recolhimento dos corpos já foi iniciado e informou que o atendimento às famílias para reconhecimento oficial acontece no prédio do Detran, ao lado do Instituto Médico-Legal (IML), ao longo da manhã desta quarta.

Moradores afirmam que muitos corpos apresentam marcas de tiros, além de perfurações por faca e ferimentos nas pernas, e que alguns foram encontrados decapitados. As circunstâncias dessas mortes ainda não foram oficialmente esclarecidas.

Operação Contenção

Deflagrada na madrugada de terça-feira (28), a Operação Contenção mobilizou 2,5 mil agentes das polícias Civil e Militar. A ofensiva tem como objetivo conter o avanço territorial da facção Comando Vermelho (CV) em comunidades da Zona Norte, principalmente nos complexos do Alemão e da Penha.

De acordo com as forças de segurança, traficantes utilizaram drones para monitorar o deslocamento das equipes policiais, atacando pontos estratégicos e tentando desorganizar o cerco armado pelo Estado.

As autoridades ainda não divulgaram novo balanço oficial de mortos e feridos após o recolhimento dos corpos na manhã desta quarta-feira.