Por Maria Eduarda / Gabriela Encinas
O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) criticou, nesta terça-feira (12), a política de segurança pública do governo da Bahia e afirmou que o Estado enfrenta uma “crise grave” na área. Para ele, o governador Jerônimo Rodrigues precisa “assumir” a dimensão do problema e adotar medidas mais eficazes.
Sanches citou o caso de um evento internacional de polo aquático feminino, transmitido mundialmente, que foi interrompido por tiroteios, além de um episódio em que um jornalista teria sido expulso do Nordeste de Amaralina por traficantes.
“É muito triste quando o Ministério da Justiça aponta a Bahia com os piores índices de segurança do país, e o governador acha que vai resolver entregando viaturas. Isso é o mínimo, é logística, não é solução”, disse.
O parlamentar também criticou projetos enviados pelo Executivo à Assembleia Legislativa, que, segundo ele, tratam apenas de mudanças administrativas e não alteram a estratégia de segurança.
Para Sanches, é necessário ampliar investimentos em inteligência e aumentar o efetivo policial.
“Não adianta prorrogar por dois anos o serviço de policiais da reserva. É preciso mudar o pensamento. Primeiro, reconhecer a gravidade da situação, e, a partir daí, realocar recursos, inclusive da publicidade, para priorizar a segurança pública”, afirmou.
De acordo com o deputado, a solução exige um plano mais assertivo, que vá além de ações pontuais. “Estamos passando pelo pior momento em relação à segurança pública. Não dá para negar isso”, concluiu.
Ver esta publicação no Instagram