
A administradora de empresas e dirigente do PDT na Bahia, Andrea Mendonça, pediu nesta terça-feira (29) exoneração do cargo de secretária do Mar da Prefeitura de Salvador. A solicitação foi encaminhada por carta ao prefeito Bruno Reis (União).
Na mensagem, Andrea afirma que deixa o cargo “em respeito à nova missão definida pelo meu partido”. O PDT iniciou recentemente um diálogo político com o governo estadual de Jerônimo Rodrigues (PT), com articulações conduzidas pelas direções estadual e nacional.
Apesar do pouco tempo à frente da recém-criada Secretaria do Mar (Semar), Andrea destacou que entregou 25 propostas para o desenvolvimento da pasta, algumas já incorporadas ao Planejamento Estratégico da gestão municipal, especialmente no eixo da chamada “Economia do Mar”.
“Tenho confiança de que a SEMAR continuará firme em sua missão de devolver à cidade o protagonismo no cenário marítimo, promovendo benefícios concretos para a população e projetando, para o Brasil e o mundo, a riqueza natural e cultural da nossa capital”, escreveu Andrea na carta de demissão.
Andrea Mendonça tem trajetória consolidada no serviço público: foi vereadora de Salvador, secretária municipal de Cultura e Turismo e de Relações Institucionais — ambas as funções exercidas na atual gestão —, além de ter comandado a Secretaria Estadual da Agricultura, presidido a Junta Comercial da Bahia e ocupado a vice-presidência nacional dos Correios.
O PDT, partido ao qual Andrea é filiada, foi responsável por sugerir a criação da Secretaria do Mar, vista como uma aposta da administração em políticas voltadas ao desenvolvimento econômico e ambiental baseado na riqueza marítima da capital baiana.