A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) reinaugurou a Galeria das Deputadas, um ambiente dedicado a reconhecer e preservar a história das mulheres que já ocuparam cadeiras no Parlamento estadual. A cerimônia que ocorreu nesta terça-feira (12) foi marcada pela presença de ex-parlamentares e atuais deputadas que fazem história na Casa.
A presidente da ALBA, Ivana Bastos (PSD)— primeira mulher a comandar a Casa em mais de 190 anos — ressaltou que o espaço vai além da exposição de retratos. “A Galeria é símbolo de reconhecimento e inspiração para que mais mulheres ingressem na vida pública e ocupem espaços de decisão”, afirmou Ivana durante o discurso.
Durante a coletiva, Ivana destacou a importância de homenagear as mulheres que ajudaram a construir a trajetória do Parlamento baiano. “Essas mulheres nos inspiram para seguir em frente e para que outras também venham para o Parlamento. Elas foram importantes no seu tempo e fizeram história”, declarou.
O evento reuniu nomes que marcaram o Legislativo, como Moema Gramacho, Maria Luíza Orge, Sônia Fontes e Angela Sousa, além de familiares de ex-deputadas já falecidas. Durante os discursos, foram lembradas figuras históricas como Maria Luísa Bittencourt, primeira deputada estadual da Bahia, eleita em 1935.
Inaugurada em 1988, a Galeria das Deputadas agora passa a ocupar espaço renovado, prezando pela memória política feminina no Estado e reforçando o compromisso da ALBA com a valorização do legado feminino, principalmente em um momento histórico da Casa, em que mulheres ocupam o cargo de presidência e de vice também.
Ver essa foto no Instagram