Deputado acusa governo do PT de fazer uma lavagem cerebral na população

Por Redação 27/10/2025, às 17h29 - Atualizado às 17h06

O deputado estadual Robinho (União Brasil) criticou duramente o governo da Bahia, comandado por Jerônimo Rodrigues (PT) e o Partido dos Trabalhadores durante entrevista concedida na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Ao ser questionado sobre a movimentação da base governista para atrair aliados de ACM Neto e ampliar a influência no interior do estado, o parlamentar rebateu a especulação de que o ex-prefeito de Salvador não pretende disputar o governo em 2026, e sim uma vaga na Câmara Federal.

“Primeiro, essa afirmação que ACM Neto não é candidato, isso partiu do PT”, disse Robinho, ao acusar o partido de usar a comunicação institucional e as redes sociais para manipular a opinião pública. Segundo o deputado, o governo federal e o governo estadual estariam investindo fortemente em estratégias de impulsionamento digital.

“O governo federal está gastando por dia 250 mil reais por dia para impulsar as redes sociais. O governo de Jerônimo fez uma licitação de R$ 1 bilhão para quatro anos, é claro, para impulsionar redes sociais”, afirmou. Para o parlamentar, essa prática reforçaria uma tentativa do PT de controlar o debate público.

“O PT pensa assim: eu posso mentir, aí eu vou na rede social, eu já tenho aqui praticamente o consórcio da comunicação na mão, através de contratos. Eu tenho a rede social na mão, então vou pegar os desinformados, colocar na cabeça deles que a segurança está boa, que a saúde está boa, que a educação está boa e a gente vai fazer uma lavagem cerebral […] Essa é a mentalidade do PT”, afirmou.

Robinho também criticou a relação do governo estadual com os prefeitos baianos, alegando que há promessas não cumpridas e dependência política em torno de convênios e repasses.

“O governo é o único que tem credibilidade até para mentir para os prefeitos, porque todos os prefeitos querem fazer um bom governo. Como ele consegue fazer um bom governo? Conseguindo convênio, conseguindo emendas, conseguindo recursos, ou seja, com seu deputado federal e com o governo do Estado”, explicou o parlamentar.

Segundo o deputado, essa relação cria uma “esperança alimentada” entre gestores municipais, que esperam o cumprimento de promessas de investimentos. “O governo vem prometendo há tempos, vem prometendo recursos, e o prefeito fica na crença”, disse Robinho, citando como exemplo compromissos assumidos com as prefeituras de Teixeira de Freitas e Jequié.

“Prometeu R$ 300 milhões pra Teixeira de Freitas, o prefeito falou isso comigo. Aí eu pergunto ao povo baiano, eu pergunto aos prefeitos, como está o compromisso que o governador fez com o senhor prefeito? Ele tem cumprido, ele tem realizado?”, questionou o deputado.