Deputado Niltinho fala de impasse sobre fusão entre PP e União Brasil; veja!

Por Redação 06/08/2025, às 09h42 - Atualizado às 13h49

Por Gabriela Encinas

O deputado estadual Niltinho (PP) atualiza o cenário político envolvendo a possível fusão entre o Partido Progressista (PP) e o União Brasil na Bahia, que, até o momento, o processo não passa de especulações. Segundo o parlamentar, só haverá de fato uma nova configuração partidária quando o processo for protocolado e homologado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Durante entrevista concedida na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), nesta terça-feira (5), Niltinho explicou que há divergências internas tanto sobre a fusão quanto sobre o futuro das alianças políticas. “Existem aqueles que desejam a federação, como o deputado Cacá Leão, mas outros, inclusive lideranças importantes do partido, já manifestaram publicamente que são contra”, declarou.

O parlamentar destacou que será necessário abrir um novo diálogo para reorganizar os caminhos políticos, inclusive com a possibilidade de o PP retomar sua aproximação com a base do governo estadual. “Se a federação não for confirmada, o partido pode rediscutir sua permanência ou retorno à base aliada ao governador Jerônimo Rodrigues (PT)”, pontuou.

Niltinho também ressaltou que o cenário baiano apresenta particularidades, o PP tem “uma trajetória de quase 16 anos de parceria com os governos petistas”, mas “os dois partidos integrarem o governo federal do presidente Lula, com o União Brasil ocupando três ministérios e o PP, um”, só que quando se trata do estado o cenário é outro, já que o “União Brasil faz oposição aberta ao PT na Bahia”.

O deputado revelou ainda que, em caso de fusão, a divisão de forças será baseada na quantidade de deputados federais de cada sigla nos estados. No caso baiano, o União Brasil possui atualmente vantagem numérica, o que pode desequilibrar a composição interna, o que faz com que políticos do PP possam visar em deixar o partido. “Sabemos que esse critério será determinante e, por isso, há parlamentares do PP já se movimentando para buscar uma nova legenda, caso a federação se concretize”, completou.

A indefinição em torno da possível fusão mantém o cenário político em constante movimentação e expõe o desafio de conciliar interesses diversos dentro das legendas. Para o deputado Niltinho, ainda tem “muita mexida no tabuleiro que pode acontecer”.