
O deputado Jurailton Santos (Republicanos) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) um projeto de resolução para homenagear a jornalista Jessica Smetak com a Comenda 2 de Julho, a maior honraria concedida pelo parlamento baiano. A proposta reconhece sua trajetória profissional e seu compromisso com a comunicação e a defesa das liberdades do povo baiano.
Jurailton Santos destacou que Jessica Smetak tem uma carreira consolidada no telejornalismo e é uma referência no jornalismo baiano, conhecida por sua postura firme, carisma e proximidade com o público. Atualmente, ela apresenta o “Balanço Geral Bahia”, na Record Bahia, e também participa da versão nacional do “Fala Brasil” – edição de sábado – desde 2019.
Além da televisão, a comunicadora também atua no rádio, comandando o programa “Balanço Geral” na Rádio Sociedade da Bahia, ampliando sua conexão com os ouvintes e reforçando sua credibilidade.
O parlamentar ressaltou ainda que Jessica alia sua carreira na comunicação ao empreendedorismo no turismo, promovendo as riquezas culturais e naturais da Bahia.
História
Com 13 anos de experiência na televisão, Jessica já passou por outras emissoras como repórter e apresentadora, consolidando-se como uma comunicadora versátil, atenta ao jornalismo comunitário e cultural. Sua credibilidade também a tornou uma personalidade requisitada para campanhas publicitárias dentro dos telejornais da Record Bahia.
Além do jornalismo, Jessica Smetak é escritora e lançou, em 2013, a biografia “Smetak, Som e Espírito”, que faz parte da coleção “Gente da Bahia”, da própria ALBA. A obra retrata a vida e a trajetória do músico suíço Walter Smetak, seu avô.
O projeto de concessão da Comenda 2 de Julho agora aguarda tramitação na ALBA e, se aprovado, reconhecerá a importância da comunicadora para a Bahia e sua contribuição ao jornalismo.