O secretário da Educação de Salvador, Thiago Dantas, comentou os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) que colocam o estado entre os últimos no ranking nacional de alfabetização infantil.
Em entrevista ao portal TakTá na manhã desta quinta-feira (31), ele explicou que os números foram produzidos a partir de uma nova metodologia, baseada em avaliações diferentes das realizadas pela rede estadual.
“Foi divulgado um indicador novo, feito a partir da análise de avaliações realizadas por 26 redes estaduais. Ele traz um número diferente do que temos a partir das nossas avaliações internas”, afirmou.
De acordo com os dados internos da própria Secretaria de Educação da Bahia, cerca de 60% dos alunos estão alfabetizados no 2º ano do Ensino Fundamental, o que colocaria o estado em uma posição intermediária no ranking, entre 7º e 8º lugares.
Thiago ressaltou que a equipe técnica da secretaria está avaliando a nova metodologia, os critérios utilizados e o alinhamento com outras matrizes nacionais. Ele também mencionou o diálogo com a secretária executiva do MEC, Izolda Cela, e o compromisso em fortalecer a alfabetização infantil.
“A alfabetização é um ciclo fundamental para todo o percurso pedagógico. Nosso esforço está em garantir essas aprendizagens com base em critérios claros e estratégias bem definidas”, finalizou o secretário.
Confira o vídeo:
Ver essa foto no Instagram