
Hildinha Menezes (PT), vereadora eleita de Campo Formoso em 2024 e segunda suplente do senador Otto Alencar (PSD), foi nomeada diretora de Finanças da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri). A nomeação, assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), evidencia o fortalecimento do grupo político de sua família dentro da administração estadual.
A Seagri é atualmente comandada por Tum Torres, ex-deputado estadual pelo Avante, e a chegada de Hildinha ao cargo ocorre em meio a um acordo político envolvendo seu primeiro suplente na Câmara Municipal de Campo Formoso, João Pedro (PT). O entendimento permitiu que ele assumisse a vaga na Câmara, enquanto Hildinha se integrava à equipe do governo estadual.
A nomeação não foi uma surpresa nos bastidores da política baiana, ainda em dezembro do ano passado, seu irmão, Adolfo Menezes (PSD), deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), já indicava a movimentação que garantiria à irmã um espaço estratégico no Executivo baiano.
Além do histórico político na cidade de Campo Formoso, onde foi a sétima vereadora mais votada nas eleições de 2024, com 1.570 votos, Hildinha Menezes também esteve presente na campanha de reeleição do senador Otto Alencar em 2022, compondo a chapa como segunda suplente. Seu crescimento na política baiana foi acompanhado de uma mudança partidária: antes filiada ao PSD, migrou para o PT, alinhando-se ainda mais ao grupo político do atual governo.
Com essa nomeação, Hildinha reforça sua presença na política estadual e amplia a influência do grupo de Adolfo Menezes dentro da gestão de Jerônimo Rodrigues, consolidando alianças.