O presidente da França, Emmanuel Macron, participou nesta quarta-feira (5) da abertura do evento Bahia-França – Nosso Futuro: Diálogos com a África, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em Salvador. A iniciativa integra a Temporada França-Brasil 2025, que promove uma série de atividades culturais voltadas à valorização das conexões entre o Brasil, França e continente africano.
Durante o discurso de Macron, um momento inesperado chamou a atenção do público. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, interrompeu a fala do presidente francês, solicitando que fosse feita a tradução do discurso.
“Vou quebrar o protocolo. Se não tivermos tradução simultânea, não iremos entender a mensagem do presidente Macron”, disse ele, pegando o microfone da mão do presidente francês.
Logo após a intervenção, um tradutor foi convidado ao palco para realizar a tradução simultânea do discurso. Com o apoio do intérprete, Macron retomou sua fala, destacando a importância da cooperação cultural e do diálogo entre os povos.
Antes do evento, o presidente francês e Jerônimo Rodrigues percorreram o Centro Histórico de Salvador, visitando o Pelourinho.
A agenda de Macron no Brasil segue em Belém (PA), onde ele participa de compromissos relacionados à preparação da COP 30.