O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (20), durante agenda no Rio Grande do Sul, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenta “governar o mundo pelo Twitter”. A declaração foi feita durante evento na cidade de Rio Grande.
Ao comentar o uso excessivo de celulares, tema recorrente em seus discursos, Lula destacou que proíbe aparelhos no gabinete. “Vocês já perceberam que o presidente Trump quer governar o mundo pelo Twitter? Todo dia ele fala alguma coisa e o mundo reage”, disse.
Na semana passada, Trump convidou Lula para integrar um “Conselho de Paz” que deve supervisionar a reconstrução da Faixa de Gaza. O convite foi encaminhado por meio da embaixada brasileira em Washington e chegou ao Itamaraty.
A expectativa é que Lula responda ainda nesta semana. No Palácio do Planalto, a proposta é analisada com cautela. A avaliação inicial é de que o conselho concentra poder excessivo nas mãos de Trump, que definiria a pauta e os integrantes do grupo. Por enquanto, a orientação é ouvir outros países e realizar consultas internas antes de dar uma resposta definitiva aos Estados Unidos.