O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) assume a própria culpa ao defender uma anistia antes do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a suposta trama golpista.
“O fato dele pedir anistia antes de ser julgado significa que ele sabe que é culpado. Ele está se autocondenando. O papel dele agora deveria ser estar provando a inocência dele. disse Lula durante entrevista ao SBT, em Brasília, na sexta-feira (5).
O petista destacou ainda que quem atenta contra a democracia deve ser responsabilizado:
“Quem tenta agredir o Estado democrático de Direito precisa ser punido, em qualquer país do mundo”, afirmou.
Lula também comparou o processo enfrentado por Bolsonaro ao que ele próprio viveu na época da Operação Lava Jato, mas fez questão de ressaltar diferenças.
“O ex-presidente cometeu muita bobagem, ele não é uma figura normal, foi expulso do exército pq falava em soltar bomba no cartel. Ele está sendo julgado com base nos autos do processo, de delações de generais do exército, é um processo jurídico que tem uma conotação política muito forte, é um ex-presidente da República” disse.
Enquanto o STF julga Bolsonaro, a oposição ao governo articula no Congresso um projeto que prevê uma anistia ampla. A proposta incluiria não apenas o ex-presidente, mas também o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e outros investigados pelos atos de 8 de janeiro, além de alvos de inquéritos como o das fake news e o das milícias digitais.