O presidente da França, Emmanuel Macron, cumprirá agenda em Salvador no dia 5 de novembro, véspera da COP30, a conferência do clima da ONU que será realizada em Belém (PA). Segundo o Ministério da Cultura, a visita incluirá participação no Festival “Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África”, voltado ao intercâmbio cultural e ambiental.
O evento reunirá 300 jovens, 100 brasileiros, 100 franceses e 100 africanos para debater temas como juventude, cultura e sustentabilidade. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também deve integrar a programação, reforçando a importância do diálogo entre diferentes países e culturas.
Segundo o Palácio do Planalto, ainda não há confirmação sobre a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama Janja na atividade em Salvador. A expectativa é que Lula esteja em Belém no mesmo dia, participando de reuniões preparatórias para a cúpula dos chefes de Estado da COP30.
A conferência da ONU, marcada para os dias 6 e 7 de novembro, terá como foco principal a discussão de ações climáticas globais, reunindo líderes e representantes de diferentes nações para debater estratégias de sustentabilidade e preservação ambiental.