Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro foram às ruas de Brasília na tarde desta quarta-feira (7) em uma manifestação que teve como principal bandeira o pedido de anistia para os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A mobilização, organizada pelo pastor Silas Malafaia, começou por volta das 16h na Torre de TV e seguiu até a Esplanada dos Ministérios, onde foi encerrada por volta das 17h40.
O ato reuniu o próprio Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o organizador Silas Malafaia e mais de uma dezena de parlamentares aliados ao ex-presidente. Em cima de um trio elétrico, Bolsonaro voltou a defender a anistia, afirmando que o perdão é um ato privativo do Congresso Nacional.
Apesar da pressão do grupo bolsonarista, a cúpula do Congresso tem demonstrado resistência à proposta. Presidentes da Câmara e do Senado já se posicionaram contrários a qualquer projeto de anistia a envolvidos nos atos antidemocráticos que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no início de 2023.
A manifestação foi marcada pela presença de apoiadores vestidos com camisetas da seleção brasileira e portando cartazes que pediam “anistia já”. A Polícia Militar do Distrito Federal não divulgou estimativa oficial de público, mas o ato ocupou duas faixas do Eixo Monumental.
Bolsonaro é réu no STF
A manifestação ocorre no momento em que Bolsonaro enfrenta sérias acusações judiciais. Na semana passada, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente e mais 20 aliados, tornando-os réus por tentativa de golpe de Estado. Os cinco ministros do colegiado votaram de forma unânime pelo recebimento da denúncia.
A presença de Bolsonaro no ato também chamou atenção por acontecer três dias após sua alta hospitalar. O ex-presidente ficou internado por três semanas após ser submetido a uma cirurgia intestinal.