Nome da esquerda baiana, declara apoio a ACM Neto; saiba mais

Por Redação 26/01/2026, às 20h08 - Atualizado às 20h18

O ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho anunciou apoio a ACM Neto (União Brasil), pré-candidato ao governo da Bahia nas eleições deste ano. A declaração foi divulgada nesta segunda-feira (26).

Ao oficializar o posicionamento, Isaac fez duras críticas à atual gestão estadual. Segundo ele, o governo do governador Jerônimo Rodrigues (PT) tem frustrado as expectativas da população ao adotar uma condução centralizadora e pouco aberta ao diálogo com lideranças regionais.

De acordo com o ex-prefeito, esse modelo tem provocado o enfraquecimento da base governista em diversos municípios. Ele também citou indicadores considerados preocupantes nas áreas de segurança pública, geração de empregos e educação.

Na avaliação de Isaac Carvalho, a continuidade do atual governo não se sustenta diante do cenário vivido pela Bahia. Para ele, há um sentimento claro de mudança no estado, e ACM Neto se destaca pela experiência administrativa, capacidade de diálogo e compromisso com o futuro, características que podem restaurar a confiança e a esperança da população baiana.

Isaac também agradeceu ao presidente estadual do PSD, senador Otto Alencar, ao senador Ângelo Coronel e ao deputado federal Diego Coronel, com quem mantém parceria política há anos.

Historicamente, Isaac Carvalho foi uma das principais lideranças da esquerda em Juazeiro e no Vale do São Francisco. Ele governou o município por dois mandatos pelo PCdoB e, posteriormente, filiou-se ao PT, partido no qual consolidou sua trajetória política.

Conhecido como “Vaqueiro”, o ex-prefeito destacou ainda a trajetória de ACM Neto, que obteve altos índices de aprovação durante sua gestão à frente da Prefeitura de Salvador.

Durante o encontro, Isaac e os deputados do PSDB Adolfo Viana (federal) e Jordávio Ramos (estadual) convidaram ACM Neto para participar do carnaval antecipado de Juazeiro, na sexta-feira (30). O pré-candidato confirmou presença e informou que concederá entrevista coletiva à imprensa no mesmo dia.