Durante a sessão ordinária desta terça-feira (20) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) confirma sua pré-candidatura à Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. Ela reforça que a decisão surge após uma série de diálogos com lideranças do movimento negro e com a direção do seu partido, que aprovou, por unanimidade, o novo passo em sua trajetória política.
Olívia destaca o crescimento de sua votação na última eleição estadual, segundo a deputada um aumento de 60% em relação ao pleito anterior, e ressalta atuação nas pautas voltadas ao combate ao racismo, à defesa dos direitos das mulheres e à promoção dos direitos humanos.
A parlamentar criticou também a atual composição da bancada baiana na Câmara dos Deputados, que é majoritariamente composta por homens. “Dos 39 só temos cinco mulheres e nenhuma mulher preta compõe essa bancada. É inaceitável que um estado com maioria da população formada por mulheres negras não tenha sequer uma representante com esse perfil na Câmara Federal”, ressalta a deputada.
Segundo Olívia, sua pré-candidatura busca justamente enfrentar essa lacuna histórica. “Apresentamos o nosso nome [o da deputada para a federal]. Respaldado nessa mobilização de uma parte importante do movimento negro, que fez um dialogo comigo, e o partido felizmente compreendeu, foram varias reuniões para tratar essa assunto e que culminou na aprovação com unanimidade dessa nossa pré-candidatura para 2026”, afirma a deputada e se diz estar preparada para ampliar sua atuação no Congresso Nacional.