PMBA ganha reforço com novos comandos e batalhões

Por Redação 09/09/2025, às 10h00 - Atualizado às 08h54

O governador Jerônimo Rodrigues sancionou, nesta segunda-feira (8), leis que criam novos comandos regionais, batalhões e companhias independentes para a Polícia Militar da Bahia (PMBA). A medida também cria cargos estratégicos para a corporação, em um ato que, segundo o governador, reforça o combate à criminalidade em todo o estado.

“Esses projetos fazem parte de um grande esforço de reorganização e mostram como estamos ampliando o alcance e a eficiência da segurança em todo o território baiano”, disse Jerônimo Rodrigues. O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, complementou que a reestruturação não é apenas administrativa, mas tem impacto direto na vida da população.

Novas unidades e promoções

Com a nova legislação, foram criados três comandos regionais em Jequié, Alagoinhas e Irecê. Novos batalhões serão implementados em:

  • Nordeste de Amaralina
  • Itapuã
  • Feira de Santana
  • Eunápolis
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Jacobina
  • Valença
  • Candeias

Além disso, as cidades de Cafarnaum, Monte Santo, Conceição do Jacuípe, Cachoeira e Xique-Xique ganharam novas companhias independentes.

O governador também anunciou a promoção de 90 tenentes-coronéis, 95 majores e 114 capitães. O comandante-geral da PMBA, coronel Antônio Magalhães, celebrou as mudanças, classificando-as como um “avanço histórico” para a corporação.