O prefeito Bruno Reis leu mensagem aos vereadores na cerimônia de retomada da Câmara Municipal de Salvador às atividades, nesta segunda-feira (2). Tradicionalmente, a sessão solene de reabertura estabelece as diretrizes para o funcionamento do parlamento ao longo do ano. Também, o prefeito anunciou um novo concurso para a Guarda Municipal.
O prefeito salientou que o projeto do novo concurso para a Guarda Civil Municipal (GCM) faz parte do Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Salvador (PMSPDS), que ainda não foi aprovado pela câmara. “Mas a gente espera que esse plano possa ser aprovado com brevidade para ser mais um instrumento no enfrentamento à violência”, disse o prefeito.
Em seu discurso, Bruno Reis citou os investimentos programados para 2026, que abrangem áreas como a educação, saúde, cultura e sustentabilidade. Entre os destaques estão a inauguração da Maternidade e Hospital da Criança, que homenageará Alan Sanches, falecido deputado estadual. A obra terá sede no bairro da Federação. Além disso, o prefeito prevê a inauguração de três CAPS. “Vamos contratar 582 novos médicos e outros profissionais de saúde, até porque o Hospital Maternidade e da Criança vem aí”, anunciou.
Outras promessas do prefeito incluem doze escolas de alto padrão, a Casa de Espetáculos e Escola de Música Letieres Leite, o Centro de Controle Operacional (CCO) e a Arena Multiuso, seis novos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A agenda de descarbonização promete a incorporação de 700 ônibus com ar-condicionado à frota do transporte público.
Na educação, Bruno Reis anunciou que 100% das salas de aula do município devem possuir ar-condicionado. “Seguiremos investindo na formação continuada dos professores, na valorização profissional dentro da responsabilidade fiscal e nas condições de trabalho.”, ressaltou.