VÍDEO: Projeto propõe isenção de Zona Azul para quem vai a templos religiosos

Por Redação 25/08/2025, às 19h06 - Atualizado às 19h10

Por Maria Eduarda / Gabriela Encinas

O vereador Maurício Trindade (PP) apresentou um projeto de isenção de pagamento da Zona Azul na Câmara Municipal de Salvador (CMS) para pessoas que frequentam locais religiosos, como igrejas, casas de candomblé, independentemente do credo. De acordo com o político, esses centros realizam um papel social que deve ser reconhecido.

“São os grandes centros sociais da cidade, tirando pessoas das ruas, das drogas. Nada mais justo que as pessoas que precisam ir à igreja possam se deslocar sem pagar”, disse o político.

Trindade destacou que a medida é especialmente relevante em dias de menor fluxo de trânsito, como no fim de semana, quando a cobrança de estacionamento não seria determinante para a arrecadação municipal.

“Não é esse dinheiro que vai fazer falta à prefeitura, e certamente vai ajudar as ações sociais das igrejas”, afirmou.

O projeto prevê que a regulamentação da isenção será feita pela Prefeitura, considerando a localização e a disponibilidade de estacionamento de cada instituição. Para isso um estudo vai precisar ser feito, principalmente nas comunidades que não tem tanta zona azul assim, e a população estaciona como dá, sendo a realidade de bairros periféricos.

A proposta tem caráter geral, abrangendo todas as religiões, com base no argumento de que todas realizam trabalhos sociais relevantes.

Segundo o vereador, a iniciativa também busca facilitar o deslocamento seguro dos fiéis, especialmente em áreas mais vulneráveis à violência, e aumentar o acesso da população às atividades religiosas sem custos adicionais.