O projeto de indicação relacionado ao aborto legal no sistema de saúde soteropolitano foi retirado da pauta deliberativa desta quarta-feira (02) pelo presidente da bancada do PSOL na Câmara Municipal de Salvador (CMS), o vereador Hamilton Assis.
O Projeto de Indicação nº 78/25 sugere que a Prefeitura de Salvador institua um Programa Municipal de Atenção Humanizada ao Aborto Legal e Juridicamente Autorizado, no formato de atendimento em saúde e apoio psicossocial, construído com a participação da sociedade civil.
Em seu discurso, o legislador afirmou: “Acredito que há incompreensões acerca da sua natureza, e a gente vai acabar, por um problema ideológico, fazendo um debate que eu acho que não vai acrescentar para esta Casa.” Além disso, o vereador psolista declarou: “Quem vai sair prejudicadas serão as mulheres que me pediram a indicação deste projeto.”
A decisão ocorreu após o vereador cristão Ricardo Almeida, na posição de 2º secretário da Mesa Diretora, manifestar-se contra o projeto no início da sessão. “Nós temos que defender, nesta Casa, a vida. Temos por pauta, por princípio e por valores, que isso é inegociável e indiscutível”, afirmou.