Por Maria Eduarda / Gabriela Encinas
O deputado estadual Robinson Almeida (PT) afirmou, nesta terça-feira (12), que a segurança pública é um dos principais desafios enfrentados pelos governos federal, estaduais e municipais. Para ele, o problema é de dimensão nacional, impulsionado pelo tráfico e consumo de drogas, com atuação de organizações criminosas que expandem sua presença no Norte e Nordeste do país.
O parlamentar defendeu a criação de um sistema único de segurança pública, com previsão constitucional, para viabilizar um novo pacto federativo e integrar esforços entre União, estados, municípios e sociedade.
Segundo Robinson, o governador Jerônimo Rodrigues tem feito “muito esforço” para fortalecer a área, com investimentos em inteligência, captura de foragidos, novas viaturas, delegacias, reestruturação de comandos policiais e contratação de efetivo, além do aumento salarial para a categoria. Ele citou ainda a assinatura de projeto de lei que cria novos comandos em Irecê, Alagoinhas e Jequié.
O deputado criticou a postura da oposição, que, segundo ele, adota a “tese do quanto pior, melhor”, aproveitando momentos de maior sensibilidade na segurança para criticar o governo.
“Ao invés de prestar solidariedade ao trabalho dos policiais, que muitas vezes arriscam suas vidas, preferem apontar o dedo”, afirmou.
Robinson destacou que a segurança pública deve ser tratada como um problema coletivo. “É uma responsabilidade de todos nós, que precisa ser encarada como interesse público”, concluiu.
Ver esta publicação no Instagram