Por Gabriela Encinas
O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), criticou a postura da oposição diante do anúncio de novas tarifas comerciais por parte dos Estados Unidos. Em entrevista coletiva, o parlamentar classificou como “equivocada” a forma como alguns deputados têm tratado o tema, e também alguns colegas, como Diego Castro (PL) fez durante a sessão desta terça-feira (5).
“Lamentavelmente, alguns colegas aqui, talvez pela ignorância, trata o tema de uma forma transversa, como se fosse uma punição ao Brasil, por uma decisão do Poder Judiciário. Isso precisa ser combatido”, afirmou Rosemberg, disse o parlamentar.
O petista argumentou que as medidas anunciadas pelo governo norte-americano afetam diversas nações e não somente o Brasil. “Na realidade, o que está acontecendo não é uma coisa específica do Brasil, os Estados Unidos apresentou um projeto de taxação para o mundo inteiro”, disse o deputado. Rosemberg também aproveitou para rebater a postura do deputado Diego Castro, que, durante a sessão de terça-feira (5), fez ataques à deputada Olívia Santana (PCdoB) ao criticar um projeto apresentado por ela.
O líder do governo não poupou palavras ao repudiar a conduta do colega. “Acho que foi um debate com muito calor, acima do limite, principalmente o deputado Diego Castro, que na sua fala é um ataque muito pessoal à deputada Olívia. Me fez lembrar, inclusive, o ataque daquele cidadão que no elevador bate 60 vezes — era uma mulher. E depois se verificou que, no fundo, é muito mais raiva da mulher do que efetivamente da sua posição”, disse o líder do governo.
“A gente não pode deixar que essa Casa se submeta a tipo de acusações que foram feitas, inclusive desqualificando o projeto da deputada Olívia. Qualquer projeto aqui na Casa deve ser respeitado, analisado, e os deputados decidem no plenário”, disse Rosemberg em defesa de Olívia Santana, mas também de qualquer um que sofra esse tipo de agressão na ALBA.
Ver essa foto no Instagram