STF retoma julgamento sobre prisão do ex-presidente Fernando Collor nesta segunda (28)

Por Redação 28/04/2025, às 09h21 - Atualizado às 09h21

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta segunda-feira (28) o julgamento que analisa a decisão do ministro Alexandre de Moraes de determinar a prisão do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Embora a maioria dos ministros já tenha votado pela manutenção da prisão, ainda há possibilidade de mudança nos votos até o fim do julgamento, às 23h59.

O processo será retomado no plenário virtual da Corte a partir das 11h. Até a última sexta-feira (25), os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Dias Toffoli haviam votado a favor da manutenção da detenção.

Ainda faltam se manifestar os ministros Gilmar Mendes, Luiz Fux, Nunes Marques e André Mendonça, que poderão registrar seus votos no sistema eletrônico do STF. No sábado (26), o ministro Gilmar Mendes retirou um pedido de destaque, o que manteve o julgamento no formato virtual, sem a necessidade de uma sessão presencial.

Collor foi preso na última sexta-feira, em Maceió, após decisão de Moraes, para o cumprimento de pena de oito anos e dez meses de reclusão em regime fechado, em decorrência de condenação por corrupção passiva no âmbito da Operação Lava Jato.