O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), divulgou um vídeo nas redes sociais nesta terça-feira (7) pedindo desculpas por uma piada feita durante coletiva de imprensa sobre a crise de intoxicação por metanol no estado. Na ocasião, ele afirmou que “só se preocuparia quando começassem a adulterar a Coca-Cola”.
“Ontem, ao prestar contas das ações do governo do estado no âmbito da crise do metanol […] acabei fazendo uma brincadeira para descontrair a coletiva, que foi muito mal interpretada e que de fato não cabia naquele momento, diante da gravidade do que vem acontecendo”, disse Tarcísio no vídeo.
O governador afirmou ainda que reconhece o erro e pediu desculpas à população e aos familiares das vítimas. “Nosso compromisso é com as pessoas, é resolver a crise, é dar tranquilidade às famílias. Não é a primeira vez que eu venho aqui pedir desculpas, e não será a última. Estou ciente das minhas limitações e das minhas falhas”, declarou.
Tarcísio acrescentou que não há como “apagar o passado”, mas que pretende aprender com os erros e continuar empenhado em combater a crise.
O estado de São Paulo concentra o maior número de casos de intoxicação por metanol no país, com 176 notificações, sendo 18 confirmações e 158 ainda em investigação, segundo balanço da Secretaria Estadual de Saúde. Até o momento, dez mortes foram registradas, três confirmadas por consumo de bebidas adulteradas e sete sob análise.