Trump demite autoridade do Trabalho após divulgação de dados negativos sobre o emprego

Por Redação 02/08/2025, às 15h00 - Atualizado às 13h24

Logo após a divulgação de números decepcionantes sobre o mercado de trabalho, o presidente Donald Trump demitiu, na sexta-feira (1º), Erika McEntarfer, uma alta funcionária do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos.

Trump acusou a autoridade de ter manipulado os dados do relatório, embora não tenha apresentado provas para sustentar a acusação. O episódio reforça as preocupações já existentes sobre a confiabilidade das estatísticas econômicas divulgadas pelo governo federal.

Em um segundo desdobramento relevante, a inesperada renúncia da governadora Adriana Kugler deu a Trump a chance de indicar mais rapidamente um novo nome para o Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano, com o qual o presidente tem tido constantes atritos por conta da política de juros.

As duas notícias abalaram ainda mais os mercados financeiros, que já vinham reagindo negativamente a um novo pacote tarifário anunciado por Trump e aos dados fracos de emprego. O índice S&P 500 (.SPX) recuou 1,6%, marcando a pior queda diária em mais de dois meses.

Erika McEntarfer havia sido indicada ao cargo durante o governo do ex-presidente Joe Biden. Trump afirmou que ela teria forjado os dados de emprego, porém, conforme a Reuters, não há indícios de irregularidades por parte do Bureau of Labor Statistics (BLS), órgão responsável pela compilação de estatísticas como o relatório de emprego e os índices de inflação.