Alerta! Misturar produtos de limpeza pode causar câncer e morte

Por Redação 28/04/2025, às 20h50 - Atualizado às 21h23

Thiago Conceição 

Casos recentes de mortes provocadas pela manipulação inadequada de produtos de limpeza acenderam o alerta sobre os riscos dessa prática tão comum em residências. No último sábado (26), Marcos Oliveira Correia, de 50 anos, morreu em Feira de Santana, na Bahia, após passar dez dias internado no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Ele foi vítima de insuficiência respiratória grave após contato com uma substância ácida usada na limpeza de piso.

Outro caso chocante ocorreu em Goiânia, onde a aposentada Deusineide de Sousa, de 63 anos, faleceu depois de inalar uma mistura de cloro e Intercap — um detergente ácido usado para limpeza pesada de veículos — enquanto lavava o banheiro de casa. A morte foi tão rápida que nem o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) conseguiu socorrê-la a tempo.

Em entrevista ao portal Taktá, a pós-doutora em Química e professora titular do Instituto de Química da UFBA, Zenis Novais, fez um alerta urgente sobre os perigos dessas misturas caseiras, frequentemente propagadas em “receitinhas milagrosas” na internet.

“A gente tem que respeitar os produtos químicos. Eles estão dentro da nossa casa para fazer limpeza, preparar nossos alimentos e para a nossa higiene. Em especial os produtos de limpeza: é comum ver muitos vídeos nas redes sociais divulgando um monte de mistura para potencializar o produto. Só que essas misturas são extremamente nocivas”, explicou.

Segundo Zenis, misturar produtos de limpeza de forma inadequada pode gerar substâncias altamente tóxicas, provocar intoxicações, queimaduras, danos ao sistema respiratório e até câncer.

Pesquisadora Zenis Novais. Foto: Acervo pessoal

O perigo das misturas

A professora detalha que cada produto é formulado para uma finalidade específica e misturá-los rompe essa segurança, provocando reações químicas perigosas. “Quando usamos o detergente, existe ali a finalidade de tirar a gordura daquele material. O desinfetante, ao ser utilizado, elimina bactérias. A água sanitária também cumpre a sua função. Não faz sentido misturar eles e criar soluções tóxicas e altamente cancerígenas, a exemplo da água sanitária com o detergente”, alertou.

Ela ainda ressalta que a exposição contínua a essas misturas é ainda mais perigosa, pois o organismo vai acumulando substâncias tóxicas, aumentando o risco de doenças graves ao longo do tempo, como o câncer.

Misturas perigosas destacadas pela especialista:

Mistura Substância formada Riscos
Água sanitária + álcool Clorofórmio e ácido clorídrico Tóxicos; afetam pulmões, rins, fígado, olhos e pele
Desentupidor + detergente Gases tóxicos (NO₂) Tontura, mal-estar, queimaduras na pele
Água sanitária + desinfetante Cloroamina Irritação e queimaduras do sistema respiratório
Água sanitária + vinagre Gás cloro Irritação, dor de cabeça, sufocamento e risco de morte
Água sanitária + amaciante Cloroamina Mesmos riscos da mistura com desinfetante
Água sanitária + detergente Clorofórmio e dioxinas Alterações no sistema nervoso e câncer
Vinagre + bicarbonato Nenhum efeito tóxico, mas perda de eficácia
Vinagre + bicarbonato + álcool Nenhum efeito tóxico, mas desperdício de produtos

 

Como limpar com segurança?

Zenis orienta que, caso seja necessário usar mais de um produto na limpeza, o procedimento correto é:

  • Aplicar o primeiro produto.
  • Enxaguar completamente com água em abundância.
  • Só depois aplicar o segundo produto, se necessário.

“Quem estiver manipulando precisa saber o que está fazendo e com precaução. Seja em casa, em restaurante ou na indústria”, reforçou.

Ela também adverte sobre um erro comum: misturar água sanitária com detergente. A reação entre eles gera clorofórmio e oxina — substâncias que atacam o sistema nervoso e o sistema imunológico, respectivamente. “As alterações vão ocorrendo gradativamente e culminam com o desenvolvimento de células cancerígenas. Isso vem com o uso contínuo dessas misturas”, disse.

Além dos riscos de doenças, as misturas podem causar queimaduras na pele, abrir portas para infecções e intoxicações severas.

A regra de ouro

Zenis finaliza com um conselho simples, mas vital. “Nunca misture nada. Use apenas água e o produto disponível. Eles são formulados adequadamente e estão prontos para uso. Ao misturar, você estará jogando dinheiro fora ou afetando seriamente o seu organismo.”

Em caso de contato com substâncias tóxicas, procure imediatamente ajuda médica. Na dúvida, opte sempre pelo uso seguro: nunca misture produtos de limpeza.