Um acidente envolvendo o catamarã “Morro de São Paulo”, utilizado para transporte de passageiros, e a embarcação pesqueira “Lomier” foi registrado no início da tarde desta terça-feira (22), nas proximidades de Cacha Pregos, na Ilha de Itaparica, região da Baía de Todos-os-Santos.
Assim que foi informada sobre a colisão, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), acionou o Centro de Coordenação do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Leste (SALVAMAR Leste) e deslocou equipes da Capitania dos Portos da Bahia, além do Aviso-de-Patrulha “Dourado”, do Navio-Patrulha “Guaratuba” e da Corveta “Caboclo”, para prestar assistência e dar início às operações de busca e resgate.
O Plano de Auxílio Mútuo foi ativado, mobilizando embarcações que navegavam nas proximidades. Os rebocadores “Piatã” e “Pituba” foram os primeiros a prestar apoio no resgate de passageiros e tripulantes. A operação conta ainda com o suporte do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (GRAER), da Praticagem da Bahia e de embarcações civis.
Parte dos passageiros resgatados está sendo transportada ao Porto de Salvador pelo rebocador “Pituba”, com chegada prevista para as 16h45. O catamarã “Viva Morro”, lanchas e outras embarcações continuam atuando no apoio às vítimas.
Até o momento, 15 pessoas já chegaram ao porto a bordo da lancha “Turistando”, todas avaliadas em boas condições de saúde pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Entre os resgatados estão uma criança e uma gestante, que será encaminhada para atendimento por precaução.
Este é o quarto incidente envolvendo embarcações registrado na Baía de Todos-os-Santos desde abril, o que acende um alerta sobre a segurança da navegação na região.
Confira o vídeo:
Ver essa foto no Instagram