Um levantamento do Datafolha revelou que a megaoperação realizada pelas polícias Civil e Militar contra o Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro, considerada a mais letal da história, ocorrida na última terça-feira (28), é vista como bem-sucedida por 57% dos moradores da capital e da região metropolitana. Outros 39% consideram a ação mal-sucedida, enquanto 3% não se posicionaram e 2% não souberam responder.
Entre os que aprovaram a operação, 38% a consideraram bem-sucedida de forma integral, e 18% aprovaram parcialmente. Já entre os que desaprovaram, 27% discordam totalmente da ação e 12% apenas em parte.
O levantamento aponta diferenças significativas por gênero: 68% dos homens aprovaram a operação, contra 47% das mulheres. Entre os grupos que mais desaprovaram a ação estão jovens de 16 a 24 anos (59%) e pessoas da classe média que recebem entre 5 e 10 salários mínimos (49%).
Sobre as vítimas da operação, metade dos entrevistados (50%) acredita que a maioria dos mortos que não eram policiais era composta por criminosos, enquanto 31% acham que todos eram bandidos. Uma parcela menor entende que a minoria era inocente (4%) ou que todos eram inocentes (1%). Treze por cento não souberam avaliar.
A pesquisa foi realizada por telefone com 626 eleitores, entre quinta-feira (30) e sexta-feira (31). A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, aumentando para 6% na análise por gênero, 7% para a classe média e 11% entre os jovens de 16 a 24 anos.