O monitoramento por câmeras de reconhecimento facial resultou na prisão de cinco pessoas com mandados em aberto durante os quatro primeiros dias de festejos juninos no Centro Histórico de Salvador. A informação foi confirmada pela comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Claudia Mara, em entrevista ao Taktá. Segundo a oficial, a tecnologia operou como filtro essencial para retirar criminosos do circuito do Pelourinho.
A estratégia de segurança para o período foi estruturada a partir de três eixos: presença ostensiva nas ruas, prevenção e uso intensivo de ferramentas tecnológicas. Além do sistema de biometria facial, a operação conta com portais de abordagem nas vias de acesso e com o trabalho integrado entre as forças de segurança pública para evitar tumultos.
Apesar da grande concentração de público registrada no Centro Histórico, os índices de criminalidade foram baixos quando comparados ao número de pessoas presentes nos festejos. A comandante informou que foram contabilizados apenas dois furtos no perímetro da festa até o sexto dia de festa, no dia 24.
Ainda segundo a tenente, a avaliação sobre o impacto das medidas é positiva. O policiamento na região segue em regime de plantão de 24 horas para garantir que baianos e turistas aproveitem o restante das festas e retornem para casa em segurança.