Espanha decreta estado de emergência após apagão na Península Ibérica

Por Redação 28/04/2025, às 21h08 - Atualizado às 18h13

O Ministério do Interior da Espanha declarou estado de emergência nesta segunda-feira (28) após um apagão atingir grande parte da Península Ibérica, afetando Portugal, Espanha e parte da França.

Madri, Andaluzia e Extremadura solicitaram ao governo central a assunção da ordem pública e de outras funções. O estado de emergência será estendido para outras regiões que também fizerem o pedido.

A causa da falha no fornecimento de energia ainda não foi esclarecida. O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou que o motivo segue incerto. A pane deixou hospitais sem energia, interrompeu redes de transporte e deixou pessoas presas em elevadores e metrôs.

A operadora espanhola Red Eléctrica informou que a interrupção pode durar entre seis e dez horas. Embora uma possível ação cibernética tenha sido cogitada, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, disse que não há indícios de ataque.

A REN, operadora de energia de Portugal, também descartou causas atmosféricas para o apagão. Governos dos países afetados se reuniram para discutir as medidas de recuperação.