
O fornecimento de energia elétrica foi totalmente restabelecido na Espanha na madrugada desta terça-feira (29), após o apagão que afetou o país na véspera. A informação foi confirmada pela Red Eléctrica, operadora responsável pela gestão da rede de transmissão.
Com a retomada dos serviços, o comércio reabriu e o transporte ferroviário voltou a operar parcialmente. Em Madri, o Metrô informou que todas as linhas estão funcionando normalmente, exceto a linha 5, o que representa cerca de 80% da capacidade nos horários de pico.
Pelas redes sociais, o presidente espanhol Pedro Sánchez afirmou que ainda não há uma explicação conclusiva para o apagão e que todas as possibilidades seguem em análise. Ele informou que uma reunião do Conselho de Segurança será realizada ainda nesta terça-feira para tratar do tema.
“Após uma noite intensa, 99,95% da demanda de energia foi restaurada e 100% das subestações da rede de transmissão foram reativadas. A Red Eléctrica está trabalhando para determinar a causa desta queda de energia”, declarou Sánchez, pedindo que a população acompanhe as atualizações por canais oficiais.
O apagão também afetou partes de Portugal. De acordo com a operadora Redes Energéticas Nacionais (REN), todas as subestações portuguesas foram reativadas antes da meia-noite, e a rede elétrica do país está “perfeitamente estabilizada”. Durante a falha, voos foram cancelados e hospitais precisaram ativar planos de contingência.