Estudantes da Bahia iniciam ano letivo 2025 em clima de reencontro e aprendizado

Por Redação 10/02/2025, às 23h32 - Atualizado às 21h22

O ano letivo 2025 começou nesta segunda-feira (10) para cerca de 700 mil estudantes das 1.743 escolas estaduais da Bahia, tanto na capital quanto no interior. Com o tema “Educação sustentável, inovadora e que cuida das aprendizagens”, a aula inaugural reforçou o compromisso da Secretaria da Educação do Estado (SEC) com o ensino pautado em valores de sustentabilidade e preservação ambiental.

Além de recepcionar os alunos, as escolas promoveram atividades de acolhimento relacionadas ao tema do ano letivo. A SEC também segue com iniciativas estratégicas que integram práticas pedagógicas e ações estruturantes para fortalecer a educação ambiental. Entre os projetos desenvolvidos estão:

– Política de Educação Ambiental
– Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional da Bahia (ProEASE)
– Projeto Estruturante Juventude em Ação (JÁ)
– Projeto Hortas Escolares
– Uso de energia solar fotovoltaica nas escolas

Inauguração de nova escola e aula magna
No interior da Bahia, as escolas também iniciaram suas programações especiais de volta às aulas. Em Conceição do Jacuípe, o destaque foi a inauguração do Colégio Estadual de Tempo Integral Conceição do Jacuípe, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito.

Após a cerimônia, os estudantes participaram de uma aula magna ministrada pela química e mestre em Ciências Ambientais Kananda Eller, influenciadora conhecida como Deusa Cientista, que abordou a importância da ciência e da inovação na educação.

Com a retomada das aulas, a rede estadual segue comprometida com o desenvolvimento de um ensino inclusivo, sustentável e inovador, garantindo que os estudantes da Bahia tenham novas oportunidades de aprendizado e crescimento ao longo do ano letivo.