
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou, nesta quarta-feira (25), que todos os solicitantes de vistos de estudante e intercâmbio deverão tornar públicos os perfis em redes sociais como parte do processo de verificação de segurança.
Segundo o comunicado oficial, a exigência se aplica a quem solicitar os vistos dos tipos F, M e J. O visto F é destinado a estudantes de universidades e escolas regulares, o M para alunos de instituições vocacionais ou não acadêmicas, e o J para intercambistas.
De acordo com o governo norte-americano, o objetivo da medida é utilizar “todas as informações disponíveis” para avaliar se os candidatos representam ameaça à segurança dos Estados Unidos. Para isso, será exigido que as configurações de privacidade das redes sociais sejam ajustadas para o modo público durante o processo de solicitação.
A exigência já havia sido anunciada pelo Departamento de Estado dos EUA na semana anterior. Um telegrama enviado pelo órgão determinou que os funcionários consulares devem realizar uma “verificação abrangente e completa” dos candidatos, com foco em identificar posturas consideradas hostis aos cidadãos, à cultura, ao governo, às instituições e aos princípios fundadores do país.