Ex-vereador Sandoval Guimarães morre aos 78 anos em Salvador

Por Redação 12/02/2025, às 10h35 - Atualizado às 10h35

O ex-vereador Sandoval Guimarães faleceu nesta terça-feira, 12, aos 78 anos, em Salvador. A causa da morte ainda não foi divulgada. O sepultamento está previsto para ocorrer no Cemitério Jardim da Saudade.

Sandoval foi uma figura emblemática no cenário político de Salvador, tendo exercido cinco mandatos como vereador. Seu último período na Câmara Municipal foi de 2009 a 2012, sempre representando o MDB. Natural de Andaraí, na Bahia, ele se mudou para Salvador aos 4 anos e, ao longo de sua carreira política, tornou-se uma figura respeitada na capital baiana. Em 1990, recebeu o título de cidadão soteropolitano, reconhecimento pelo seu legado.

Formado em Medicina, com especialização em medicina desportiva, Sandoval era um entusiasta da prática esportiva e acreditava que o investimento no esporte seria uma solução essencial para a educação, principalmente das crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Em sua atuação legislativa, destacou-se pela defesa de políticas públicas voltadas para a educação e a saúde, além de sua forte ligação com o esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento.

Durante seu primeiro mandato como vereador, foi o autor do projeto de irmandade entre Salvador e 51 municípios da Galícia, na Espanha. Também presidiu a Comissão Permanente de Orçamento, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal de Salvador.