
O fotógrafo e montanhista brasileiro Edson Vandeira, de 36 anos, está desaparecido desde domingo (1°), após uma tentativa de escalada no Nevado Artesonraju, na Cordilheira Blanca, no Peru. Ele estava acompanhado de dois montanhistas peruanos: Pretel Alonzo Homer Efraín, de 34 anos, e Picón Huerta Jesús Manuel, de 31 anos. Os três não retornaram ao acampamento base.
As buscas começaram após o grupo ser dado como desaparecido. Eles partiram para a escalada na quinta-feira (29) e tinham como objetivo completar uma rota técnica até o cume da montanha, que tem 6.025 metros de altitude. O local está dentro do Parque Nacional Huascarán, uma das regiões mais desafiadoras dos Andes para montanhismo.
O presidente da Associação de Guias de Montanha do Peru, Beto Pinto Toledo, confirmou o desaparecimento e afirmou que as buscas estão sendo feitas com apoio de drones e equipes especializadas do Departamento de Resgate em Alta Montanha (DEPSAN). Montanhistas experientes também auxiliam nas operações.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, Toledo reforçou a urgência por mais recursos. “Solicitamos urgentemente o apoio do Governo Central e do Ministério do Interior para o uso de um helicóptero, essencial para continuar as buscas em uma área de difícil acesso. Compartilhamos imagens do árduo trabalho que está sendo realizado. Cada segundo conta. Agradecemos sua solidariedade e pedimos que compartilhem esta publicação para unir forças neste momento crítico”, afirmou.
As operações de busca seguem em andamento.