Os serviços de limpeza urbana de Salvador começam a ser normalizados após o encerramento da paralisação dos garis e margaridas da capital baiana. A informação foi confirmada nesta terça-feira (23) pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), após avanço nas negociações com o Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública da Bahia (Sindilimp-BA).
Segundo a Limpurb, a retomada das atividades acontece de forma gradual. A coleta de resíduos sólidos volta a operar ainda na noite desta terça-feira e deve funcionar com 100% da capacidade a partir desta quarta-feira (24). Os demais serviços de limpeza urbana também terão as atividades integralmente restabelecidas ao longo do dia.
Para acelerar a normalização dos serviços, a empresa montou uma operação emergencial em conjunto com as concessionárias responsáveis pela limpeza urbana da cidade. A força-tarefa contará com equipes reforçadas e todo o efetivo operacional disponível para reduzir os impactos provocados pela paralisação.
De acordo com o presidente da Limpurb, Carlos Augusto, a prioridade neste momento é garantir que os serviços essenciais sejam retomados o mais rápido possível.
“Sei que os garis e margaridas desempenham um papel essencial para o funcionamento da nossa cidade e respeito a luta da categoria. No entanto, por se tratar de um serviço essencial, os impactos da paralisação precisam ser sanados com brevidade. Por isso, mobilizamos uma verdadeira força-tarefa para acelerar a coleta de resíduos e restabelecer os demais serviços de limpeza urbana”, afirmou.
A expectativa é que a operação emergencial permita regularizar a coleta de lixo e os demais serviços de limpeza em todas as regiões da capital nos próximos dias.