Governo abre rodada de debates sobre o Universidade para Todos

Por Redação 24/07/2025, às 19h34 - Atualizado às 16h47

A Secretaria da Educação da Bahia inicia uma nova fase de qualificação do Programa Universidade para Todos (UPT), com a realização dos Diálogos Pedagógicos UPT 2025. O primeiro encontro acontece nesta sexta-feira (25) e sábado (26), na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista.

Com foco em ampliar a escuta e reunir contribuições para o aprimoramento do programa, a iniciativa busca identificar desafios e fortalecer o UPT como política de acesso ao Ensino Superior e de inclusão social. Participam do encontro 60 representantes da Secretaria da Educação, universidades públicas parceiras e beneficiários do programa.

A etapa inaugural terá como destaque as experiências de atuação dos coordenadores e monitores com estudantes em privação de liberdade, no Conjunto Penal de Itabuna e na Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) de Vitória da Conquista.

Ao final de cada edição, será elaborado um documento com os principais apontamentos do evento, que integrará um dossiê temático. O material será publicado na Revista Sitientibus, com o tema “Múltiplos olhares sobre o UPT como política de acesso, formação e inclusão social”.

Cronograma dos Diálogos Pedagógicos UPT 2025:

  • 24 a 26 de julho – UESB e UESC
  • 21 a 23 de agosto – UEFS e UFRB
  • 11 a 13 de setembro – UFSB e UFOB
  • 16 a 18 de outubro – UFBA
  • 06 a 08 de novembro – UNEB (Departamento de Barreiras)