Hamas confirma libertação de últimos reféns vivos sob acordo de cessar-fogo

Por Redação 18/02/2025, às 20h04 - Atualizado às 16h54

O Hamas anunciou, nesta terça-feira (18), que no próximo sábado (22) realizará a libertação dos últimos seis reféns vivos previstos na primeira fase do cessar-fogo com Israel, que determinava a liberação de um total de 33 prisioneiros. Além disso, o grupo afirmou que entregará os corpos de quatro reféns israelenses nesta quinta-feira (20), como parte dos termos estabelecidos no acordo.

As negociações para a segunda fase do cessar-fogo devem começar ainda nesta semana, segundo Khalil Al-Hayya, líder do Hamas. Ele destacou que os reféns serão libertados “em troca da liberação do número acordado de prisioneiros palestinos no sábado” e que os restos mortais de outras vítimas serão entregues “durante a sexta semana da primeira fase do cessar-fogo”.

O Hamas acusou o governo israelense de descumprir parte do acordo, especialmente no que diz respeito à entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza e à permissão para a chegada de maquinário pesado necessário para a retirada de corpos dos escombros. Segundo Khalil, “o governo de Netanyahu tem procurado fugir de suas obrigações do acordo, particularmente com relação ao seu protocolo humanitário.”

O grupo palestino afirma estar em diálogo com mediadores do Catar e do Eg