Um tribunal federal em Boston suspendeu, nesta sexta-feira (23), a medida do governo Trump que pretendia impedir a permanência ou entrada de estudantes estrangeiros na Universidade Harvard. A decisão, assinada pela juíza Allison Burroughs, interrompe temporariamente a aplicação da nova política migratória pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS).
A medida, anunciada na quinta-feira, gerou preocupação entre os alunos aceitos para o semestre de setembro de 2025. A ordem do governo exigia que estudantes internacionais matriculados se transferissem para outras instituições ou teriam seus vistos de permanência cancelados. Já os recém-aprovados teriam o ingresso negado.
Segundo Harvard, a ação afetaria diretamente cerca de 25% de seu corpo discente, composto por estudantes de diversos países. A universidade entrou com uma queixa judicial, classificando a medida como uma violação da Primeira Emenda da Constituição Americana. A decisão da Justiça impede, por ora, a entrada em vigor da política e mantém o direito de permanência dos alunos internacionais.