O Elevador Lacerda, recém-requalificado e reinaugurado na última quinta-feira (27), registrou um aumento de 31% no fluxo de passageiros neste sábado (1º) de Carnaval, comparado ao mesmo período do ano anterior. Mais de 21 mil pessoas utilizaram o equipamento para se deslocar entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa, contra 16 mil em 2024, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).
Outro meio de transporte que apresentou crescimento expressivo na demanda foi o Plano Inclinado Liberdade/Calçada, que teve um aumento de quase 60% no volume de passageiros. O ascensor foi utilizado por 5,6 mil pessoas neste sábado, enquanto no mesmo dia de Carnaval de 2024 esse número foi de 3,5 mil.
Transporte coletivo
No total, quase 400 mil passageiros utilizaram o transporte público em Salvador neste sábado (1º), incluindo ônibus, ascensores e o BRT.
Entre os destaques, a linha gratuita Lapa-Calabar, que opera exclusivamente durante o Carnaval, foi responsável por transportar cerca de 90 mil foliões e realizou mais de 2,1 mil viagens.
Já o BRT Salvador, que opera 24 horas por dia durante a festa, também teve um aumento considerável na movimentação. O sistema registrou 66% a mais de passageiros em comparação com 2024. No Carnaval deste ano, quase 30 mil pessoas utilizaram o BRT, enquanto no ano passado esse número foi de 17 mil. O número de viagens realizadas também aumentou 54%, passando de 572 em 2024 para 884 em 2025.
Fiscalização
A Semob intensificou as blitze de combate ao transporte irregular durante a festa. No sábado, 97 veículos foram abordados nas operações de fiscalização. Como resultado, 20 motoristas foram autuados e 20 veículos foram removidos ao pátio por atuarem de forma clandestina no transporte de passageiros.
Além disso, houve registro de sete atos de vandalismo em ônibus que operam nos circuitos do Carnaval.