O combate ao crime organizado ganhou força na Bahia com o avanço das investigações e da cooperação entre instituições. Em 2025, esse trabalho resultou no maior número de operações já registrado pelo Ministério Público estadual.
O Ministério Público da Bahia (MPBA) deflagrou 96 operações contra grupos criminosos em 2025, com foco em crimes como tráfico de drogas e armas, corrupção, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. O número representa mais que o triplo das 30 operações realizadas em 2021.
As ações resultaram no bloqueio de mais de meio bilhão de reais em bens e valores, incluindo imóveis, veículos e aeronaves, com o objetivo de enfraquecer financeiramente as organizações criminosas. No combate à sonegação fiscal, o MPBA colaborou para a recuperação de R$ 145,2 milhões aos cofres do Estado, por meio do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira).
O crescimento das operações se intensificou a partir de 2023, com 45 ações, avançou para 75 em 2024 e alcançou 92 operações contra o crime organizado em 2025, o maior volume da série histórica. No mesmo período, o número de mandados de busca e apreensão subiu de 117, em 2022, para 252 neste ano, além de mais de uma centena de prisões.
Segundo o MPBA, os resultados são fruto da atuação integrada de grupos especializados, como o Gaeco, Gaesf, Geosp e Gaep, em parceria com forças de segurança estaduais e federais, com uso intensivo de ferramentas de inteligência e análise financeira.