Piloto de avião interceptado com 400 tijolos de cocaína é absolvido

Por Redação 06/06/2025, às 08h26 - Atualizado às 08h26

A Justiça de São Paulo absolveu, nesta quarta-feira (4), o piloto do avião interceptado com cerca de 400 tijolos de cocaína em Penápolis, no interior do estado, em dezembro de 2024. O homem respondia por tráfico de drogas, mas a decisão judicial considerou a abordagem policial irregular.

Segundo a sentença, a busca veicular realizada durante a operação foi considerada ilegal, o que inviabilizou o uso das provas no processo. “[…] a descoberta casual de objetos ilícitos ou situação de flagrância, durante a diligência, não convalida a ilegalidade da abordagem policial”, destacou o juiz responsável pelo caso.

O caso

Em dezembro do ano passado, uma operação da Polícia Militar com apoio do helicóptero Águia interceptou uma aeronave de pequeno porte que transportava cerca de 400 tijolos de pasta base de cocaína. O avião pousou em uma pista clandestina próxima ao aeroporto de Penápolis.

Ao notar a aproximação dos policiais, o piloto tentou decolar novamente, mas foi impedido. No local, um veículo aguardava para transportar a droga, mas o motorista fugiu, abandonando o carro. Na ocasião, além do piloto, um passageiro de 45 anos foi preso.

A decisão da Justiça encerra o processo contra o piloto, mas outros envolvidos seguem sendo investigados.