Por Thiago Conceição
A Rádio Sociedade da Bahia foi uma das 18 personalidades e instituições homenageadas com a Medalha da Ordem 2 de Julho, concedida pelo Governo do Estado, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (31), no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC Bahia), em Salvador. A honraria, que representa o mais alto reconhecimento do estado, foi entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) àqueles que se destacaram na defesa da liberdade, da democracia e dos direitos do povo baiano.
Completando 101 anos de existência em 2025, a Rádio Sociedade atravessa um novo momento em sua trajetória centenária. Nos últimos 30 dias, a emissora passou por um processo de reformulação, com investimentos em tecnologia, atualização da grade de programação e modernização dos estúdios. As mudanças refletem o compromisso da rádio em seguir acompanhando a evolução do jornalismo e das comunicações, sem perder a essência que a consolidou como uma das mais importantes do estado.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, personalidades culturais e profissionais da rádio, como o gerente de jornalismo Noel Tavares e a apresentadora Jessica Smetak.
“Hoje é uma noite extremamente especial, que chancela esses 101 anos de caminhada da Rádio Sociedade, a primeira rádio da Bahia, junto ao público baiano. Uma rádio que, embora tenha 101 anos, está cada vez mais jovem, mais renovada, pensando em alternativas de estarmos cada vez mais próximos do nosso público, com uma escuta ativa e sensível, com muito respeito à nossa Bahia e à nossa história também. Sem dúvidas, receber esse reconhecimento, a Comenda 2 de Julho, nos alegra e mostra que estamos no caminho certo”, destacou Jessica Smetak.
Para Noel Tavares, o reconhecimento do Governo do Estado é reflexo direto da relevância da emissora ao longo de mais de um século. “A entrega dessa premiação vem como o carimbo e resultado de todo o trabalho que vem sendo feito há pouco mais de 100 anos. São 101 anos da rádio no ar. Ela nunca saiu do ar. Esteve sempre perto do ouvinte, ouvindo as autoridades, ouvindo o povo, colocando o clamor do povo no ar e ajudando a resolver diversos e diversos problemas. O tempo passou, a rádio continuou forte, continua forte, e hoje recebe essa homenagem vinda do Governo do Estado, que nós agradecemos muito”, afirmou o gerente de jornalismo.
A Medalha da Ordem 2 de Julho foi criada pela Lei nº 11.902, de 2010, e é entregue em três graus: Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. A Rádio Sociedade foi agraciada no grau de Comendadora, consolidando seu legado e reafirmando sua importância para a comunicação e a cultura da Bahia. A premiação integra as celebrações pelos 202 anos da Independência do Brasil na Bahia, comemorada no dia 2 de Julho.

Além da Rádio Sociedade da Bahia, também foram agraciados com a Medalha da Ordem 2 de Julho:
- Emiliano José
- Antônio Ribeiro da Conceição – Mestre Bule Bule (repentista)
- Daniela Mercury
- Maria Bethânia
- Edvaldo Pereira de Brito (jurista e político)
- Mário Kertész
- Raymundo Paraná Ferreira Filho (hepatologista)
- Ricardo Alban
- Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá
- Amabília Vilaronga de Pinho Almeida
- Juvani Nery Viana Jovelino
- Marli Aparecida Carrara Verzegnassi
- Ivan Milton Pitzer de Souza
- José Alberto Lima Medrado
- Dom Itamar Navildo Vian
- Eudélio Carlos Dourado
- Adelmário Coelho
*colaborou Gabriela Encinas.