Um tornado incomum atingiu a cidade de Puerto Varas, no sul do Chile, no último domingo (25), deixando oito pessoas feridas e cerca de 150 residências danificadas. O fenômeno foi classificado como de categoria EF-1, a segunda menos intensa na escala Fujita, que mede a força dos tornados.
De acordo com o prefeito Tomás Gárate, não houve vítimas fatais nem feridos em estado grave. “Até o momento temos oito feridos. Não há nenhuma pessoa que tenha falecido ou em risco de vida”, afirmou em entrevista a uma rádio local.
O tornado ocorreu por volta das 15h31 (horário local), com ventos entre 138 e 187 km/h. A força do fenômeno derrubou árvores e postes, deixando cerca de 21 mil pessoas sem energia elétrica, segundo informou a delegada presidencial da região de Los Lagos, Paulina Muñoz.
Nas redes sociais, moradores compartilharam vídeos que mostram o tornado passando pela cidade, levantando objetos e causando destruição, principalmente no centro de Puerto Varas.
De acordo com o Serviço Oficial de Meteorologia do Chile, o tornado foi provocado pela instabilidade gerada por um sistema frontal frio que atinge a região.