O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (23) que Israel e Irã chegaram a um acordo para um cessar-fogo total. De acordo com ele, o conflito será encerrado oficialmente nesta terça-feira (24), com o fim das operações militares que ainda estão em curso.
Até o momento, os governos de Israel e do Irã não confirmaram o acordo publicamente. No entanto, uma autoridade iraniana ouvida pela agência Reuters afirmou que Teerã aceitou a proposta.
“Partindo do princípio de que tudo funcionará como deve, o que acontecerá, gostaria de parabenizar ambos os países, Israel e Irã, por terem a resistência, coragem e inteligência para encerrar o que deve ser chamado de ‘A Guerra de 12 Dias’”, escreveu Trump em uma rede social.
Segundo a Reuters, Trump e o vice-presidente J.D. Vance discutiu o cessar-fogo com o emir do Catar, após um ataque iraniano a uma base americana no país. Durante o contato, Trump teria informado que Israel aceitou a trégua e pediu ajuda ao emir para convencer o Irã. A proposta teria sido aceita pelos iranianos em uma ligação com a participação do primeiro-ministro do Catar.
Apesar do anúncio, detalhes do acordo ainda não foram divulgados. O jornal The New York Times informou que um porta-voz das Forças de Defesa de Israel se recusou a comentar a declaração de Trump.
O anúncio ocorre em um momento de forte tensão, um dia após Trump defender uma mudança de regime no Irã e dois dias depois do bombardeio dos EUA a alvos iranianos. Minutos antes do pronunciamento do presidente americano, a imprensa estatal iraniana noticiou explosões em cidades do país. Também foram registradas ordens de evacuação para civis em áreas próximas a Tel Aviv, em Israel, e em dois pontos de Teerã.