Um homem foi condenado a oito meses de prisão com pena suspensa após invadir a 17ª etapa do Tour de France e tentar cruzar a linha de chegada em meio à competição, provocando grande confusão. O caso, que ocorreu na última semana, foi julgado nesta sexta-feira (25) pelas autoridades francesas.
Segundo o promotor Laurent de Caigny, o réu foi responsabilizado por “entrar em uma área de competição esportiva e interromper a competição, recusar-se a obedecer e agredir uma pessoa em posição de autoridade pública”. Durante a tentativa de interceptação, um dos policiais caiu ao tentar conter o homem, é possível ver em vídeo o momento.
Além da pena, o acusado foi proibido de frequentar qualquer local esportivo pelos próximos cinco anos. Como parte da sentença, ele também deverá indenizar em 500 euros – equivalente a R$ 3.270 – o agente de segurança envolvido na ocorrência.
O Tour de France, uma das competições ciclísticas mais prestigiadas do mundo, possui rígidas normas de segurança justamente para evitar incidentes como esse. O caso gerou ampla repercussão na França mas também em todo o mundo já que o vídeo ganhou grande destaque.
Ver essa foto no Instagram