A Rússia voltará a participar de uma competição organizada pela Fifa após mais de quatro anos afastada do cenário internacional. A seleção russa sub-15 foi convidada para disputar o Campeonato Mundial da categoria, que será realizado entre os dias 22 e 31 de outubro, no Azerbaijão.
A participação marca o primeiro retorno oficial do país a um torneio da Fifa desde 2022, quando seleções e clubes russos foram suspensos das competições internacionais por decisão conjunta da Fifa e da Uefa após o início da guerra na Ucrânia.
Nos últimos meses, dirigentes do futebol internacional passaram a discutir a possibilidade de flexibilizar as restrições, especialmente nas categorias de base. Em fevereiro, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, defendeu o retorno gradual de equipes de formação, argumentando que o isolamento esportivo não contribuiu para reduzir as tensões.
Apesar da liberação para a disputa do Mundial sub-15, a Rússia segue impedida de participar das principais competições internacionais de seleções e clubes. A equipe principal masculina ocupa atualmente a 34ª posição no ranking da Fifa e tem realizado apenas amistosos desde a suspensão.