Prefeitura confirma o total de atrações no Circuito Dodô para o sábado de carnaval

Por Redação 08/02/2025, às 08h09 - Atualizado 07/02/2025 às 21h36

Em 2024, o sábado de carnaval em Salvador foi marcado por tumultos e uma série de imprevistos que impactaram tanto artistas quanto foliões no Circuito Dodô (Barra-Ondina). Atrasos na saída de atrações, quebras de trios e um apagão que deixou muita gente em pânico geraram transtornos para quem curtia a festa. Por conta disso, a prefeitura de Salvador decidiu readequar as apresentações dos artistas nos circuitos do carnaval. O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, em entrevista ao portal TakTá, garantiu que não haverá prejuízo no total de atrações contratadas, mas confirmou que haverá mudanças.

“A gente sabe que o carnaval tem crescido muito a cada ano, com grandes atrações e blocos, e que há toda uma infraestrutura de serviços para atender aos foliões. O que a gente vai fazer é disciplinar esse quantitativo. Não haverá redução no número de atrações. Muito pelo contrário, vamos promover um melhor equilíbrio entre as atrações nos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande, que continuamos nos esforçando para fortalecer”, disse.

Em relação ao total de atrações, Isaac apontou que o circuito Barra-Ondina terá uma limitação no sábado (1º). “O circuito (Dodô) terá, no máximo, 28 equipamentos. É o máximo que podemos suportar no circuito, visando preservar a ordem para que tudo ocorra de forma mais fluida e evitar problemas. São oito circuitos. Faremos uma redistribuição para que o circuito Barra-Ondina fique mais tranquilo neste carnaval”, afirmou.

No carnaval passado, 36 atrações desfilaram no sábado entre a Barra e Ondina. A diferença no número de atrações representa uma redução de 22% se compararmos 2024 com 2025. “Vamos apenas limitar a quantidade de equipamentos [trios] no circuito Barra-Ondina para minimizar problemas relacionados a quebras de equipamentos, como os que ocorreram simultaneamente no carnaval passado. Para reduzir esses problemas, estamos fazendo uma redistribuição sem prejuízo algum ao conteúdo do carnaval nem à contratação de atrações”, afirmou o titular da Saltur.

Foto: Valter Pontes / Secom PMS

O presidente da Saltur não detalhou como funcionará a redistribuição dos trios, mas garantiu que, em alguns dias, a ordem das atrações será divulgada. “O Conselho do Carnaval vai publicar nos próximos dias a ordem dos desfiles das entidades cadastradas. Faremos uma coletiva para anunciar todo o esquema de serviços em breve”, afirmou.

Mais novidades

Isaac adiantou que a abertura do carnaval de 2025 será realizada em um local diferente do ano passado. Além disso, o gestor detalhou algumas ações que pretendem fortalecer a folia no Centro.

“O carnaval está bastante estruturado. De imediato, já teremos uma mudança na abertura do carnaval, que será realizada em outro local da cidade, com o intuito de fortalecer a folia no Centro. Vamos fazer a abertura no Campo Grande, circuito que contará com grandes atrações, reforçando ainda mais esse conceito. Teremos o Palco 40 Anos de Axé na Praça Castro Alves, que deve fazer muito sucesso, além de encontros de trios e uma série de outras novidades que serão anunciadas em breve”, concluiu.